segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Primeiro Encontro Dioesano do Terço dos Homens Mãe Rainha na Diocese de Formosa em 29 de novembro de 2015

Primeiro Encontro Dioesano do Terço dos Homens Mãe Rainha na Diocese de Formosa em 29 de novembro de 2015


  A coordenação Regional Centro Oeste do TERÇO DO HOMENS MÃE RAINHA – CRTHMR, participou no dia 29 de novembro de 2015, das 08 às 16 horas, na casa de retiro de Nazaré, em Formosa – GO, do I Encontro Diocesano do Terço do Homens, cujo o Tema: Homens em Ordem de Batalha e Lema: Rezando o Terço somos mais que vencedores.
O Encontro contou com a participação de aproximadamente 600 homens do terço local e de lideranças do Terço de paróquias da Diocese – Setores I a IV, onde todos foram bem acolhidos naquela na casa e seguiram a programação abaixo:
08:30h à 9:00h     -   acolhida pelo Pe. Ary Ramos, assessor eclesiástico da Diocese para o terço dos homens, seguindo-se a um breve café da manhã, generosamente partilhado pelos setores.
09:00h à 9:15h     -  Animação – Muito bem apresentada pela banda/ministério Israel de Formosa, que estimulou e envolveu a participação de todos ao longo do dia.
09:30h à 10:00h    -  Reza do terço – mistérios por setores, os mistérios gloriosos comtemplados sob a condução da coordenação regional do Centro Oeste, Sr. José Feitosa de Carvalho.
Das 10:00h à 11:00h: Palestra -Terço dos Homens – prática religiosa na comunidade /perguntas. Realizada por Sr. José Feitosa de Carvalho, onde destacou a devoção ao rosário, que é grande sinal de predestinação. Afirmou também que todos aqueles que são devotos do rosário estão verdadeiramente predestinados à união com o filho de Maria e aqueles que aceitarem a graça, alcançarão uma intimidade com Jesus Cristo e Seu Espírito. A Santa Missa, o Pão Partilhado ao redor de uma mesa, produzem fatos importantes na vida das pessoas, das famílias e dos povos. São momentos de encontro, fraternidade e de comunhão. Também citou a passagem de (Is 55,1-3) "Venham matar a sede e comprar sem ter dinheiro, comer sem pagar, beber vinho e leite à vontade". Onde se acha na Comunidade uma forma de estar junto.
Destacou que oração “me dá paz. “A oração me ensina a usar minha vida para um grande proposito, a oração me protege, a oração aumenta minha capacidade de amar e de perdoar, a oração me preenche de esperança e a certeza que tudo vai dar certo”.
Ao fim da palestra, o padre Ary retomou a condução do Encontro e organizou a distribuição de três perguntas para partilha em grupos, conforme a cor da legenda “bolinha” colada no crachá.  As perguntas foram:
1)     O que mudou em minha vida e da minha família a partir do momento que passei a rezar o terço?
No geral, as respostas foram: “compreendi melhor a minha família e tornei-me mais amigo”.
2)      A partir da oração do terço me tornei melhor pessoa na minha igreja, na minha comunidade?
A maioria disse sim e que mais participativa.
3)     O terço ajudou a me tornar um homem em ordem de batalha na vida do mundo?
- A maioria disse que, com a Oração do terço, se tornou mais preparado para encarar os desafios.
Após a apresentação e partilha dos grupos – plenária -, padre Ary agradeceu a participação de todos naquele momento, fez alguns avisos e convidou todos para o almoço com a animação da banda de Israel.
Às 14 horas, os participantes retornaram ao plenário sob a animação da banda de Israel e a apresentação da programação da tarde pelo padre Ary, iniciando-se com um breve testemunho de um participante do Encontro.
ü   - 14 às 15 horas - Palestra do Seminarista Raifran que abordou o tema sobre o sacramento. Com muita sabedoria e simplicidade, o palestrante iniciou o encontro com uma oração, fez um histórico dos santos sacramentos, reavivando o compromisso do cristão com os sinais de cada sacramento em sua caminhada.
  Ao fim da palestra, o padre Ary retomou a condução do Encontro e aproveitou o momento para apresentar e passar a palavra ao bispo diocesano de Formosa, Dom José Ronaldo. Neste momento, Dom José Ronaldo, teve a sua participação no sentido da reafirmação da coordenação Diocesana nas pessoas do Pe. Ary Ramos Filho, assessor eclesiástico da Diocese para o terço dos homens, e do Sr. Leandro Menegatti, coordenador Diocesano. Destacou também a alegria de ver um verdadeiro cenáculo só de homens com Maria na Diocese de Formosa. Dom Ronaldo presenciou também a apresentação da partilha dos grupos, que foi conduzida pelo padre Ary, momento em que os grupos responderam às perguntas referentes à palestra da tarde:
1)    Como tem sido a minha participação na vida sacramental? (Eucaristia e confissão),
 - De um modo geral os grupos entenderam que precisam melhorar e compreender a importância dos sacramentos da iniciação cristã.
2)    Tenho me aprofundado no conhecimento dos sacramentos?
A maioria entendeu que tem conhecimento dos sacramentos, mas não leva a muito sério.
3)     Tenho sido fiel na participação da Santa Missa com a minha família?
 - Muitos tiveram dificuldades em apresentar a realidade de sua família pelas diversidades que o mundo oferece.
15:40h - 15:50 – Houve o retorno de Dom Ronaldo para um breve agradecimento a Deus e ao Padre Ary pela organização do I Encontro Diocesano e elogiou a participação dos terços das diversas comunidades que se fizeram presentes.
O encerramento do Encontro se deu com a celebração da Santa Missa, celebrada pelo Pe. Ary Ramos, auxiliada por ministros e equipe litúrgica. A liturgia da Santa Missa teve a participação de membros do Terço. Ao final da missa o padre Ary Ramos expressou sua gratidão ao Deus pela realização do evento com belas palavras, dizendo a todos que era um dia muito especial, por se tratar do primeiro Encontro Diocesano na Diocese do Terço dos Homens e do primeiro domingo de advento, destacando Lucas 21, 36 (Portando, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem) ” HOMENS EM ORDEM DE BATALHA”. Ele destacou a presença da coordenação regional bem como o trabalho do terço na comunidade, chamando os homens a participar das orações na suas Paróquias e comunidades, deu a bênção final e o envio, lembrando mais uma vez a sua devoção a Nossa Senhora. Em seguida todos os participantes fizeram fotos e uma breve confraternização e despedida.
Participantes da Coordenação Centro Oeste do THMR: José Feitosa de Carvalho, Antônio Pereira Santana.
Brasília, 29 de novembro de 2015









Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Encontro do Terço dos Homens

1º Encontro do Terço dos Homens Mãe em UNAÍ MG , com a participação da Secretária Regional do Terço dos Homens Mãe Rainha do Centro Oeste - CO. Neste encontro na Paróquia São Operário- Endereço : Rua Antônio Teixeira Campos, 346 - Novo Horizonte - Unaí. Total de homens 110. A coordenação do Terço dos Homens da Paróquia: José Nascimento da Silva, Alisson Francisco Fiusa, Eder Donizete Campos, Anderson Ribeiro de Souza e Simão Ribeiro da Silva juntamento com os Pe. José Ivan Lopes Pe. Ailton nos conduziu esta tarde de muita graça. A Secretária Regional do Centro Oeste representada por: José Feitosa de Carvalho; Manoel Raimundo Vieira Sousa, juntamente com outros amigos do Terço dos Homens Mãe Rainha de Brasilia: Maurício Alves de Lima (coordenador da Paróquia bom Jesus dos Migrantes de Sobradinho-DF), Antônio Ferreira dos Santos (coordenador da Paróquia Imaculado Coração de Maria - Capela São Francisco de Assis - Planaltina de Goiás), Adão Matias Antônio Ferreira ( Membro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia Divino Espírito Santo - Planaltina de Goiás), Tonico e José Maria membros do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Ceilândia e Walter de Morais - Paróquia Senhor Bom Jesus - Comunidade Santana e São Joaquim. A Secretária Regional coube de passar aos irmãos alí presente a vivência do Terço dos Homens, Homem escondido, homem socializado na paróquia e homens vinculados ao Terço dos Homens.