segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Memoria do VIII Encontro de Coordenadores Regionais , Arquidiocesanos e Diocesanos do THMR Norte, Nordeste e Centro Oeste , dias 21 e 22 de novembro de 2015 em São Luiz Maranhão.

Memoria do VIII Encontro de Coordenadores Regionais , Arquidiocesanos e Diocesanos do THMR Norte, Nordeste e Centro Oeste , dias 21 e 22 de novembro de 2015 em São Luiz Maranhão. Com Tema: Por Maria, gerados para Deus
Lema: Entre Eles estava Maria, a Mãe de Jesus (AT. 1 . 14)

 
Sábado, 21 – das 08 às 12:20
 A abertura e a condução dos trabalhos couberam à coordenação regional do THMR local, na pessoa do Sr. Edmilson Aragão que saudou a todos com boas vindas e apresentou a programação do evento, além de orientar aos participantes na utilização e acomodação do Retiro. Explicou ainda as razões do cancelamento do City Tur e as possíveis alterações na programação do encontro.
Após as saudações, o coordenador passou a palavra ao Diácono José Ribamar do Desterro que iniciou o encontro com uma breve espiritualização com o tema: Chamado de Jesus; e atitudes imprescindíveis diante do chamado de Cristo – referências aos textos: Efésios 4, 8, Mateus 10, 1, e Lucas 5, 27. - 1º - (Levi se levantou -  2º Levi deixou -  e 3º Levi seguiu Jesus). Reflexões sobre a missão dos apóstolos: Jesus é o enviado o Pai.
Textos colocados: (Marcos 3, 13 – 14, Jo 20, 21, Mateus 10, 40, João 5, 19 – 30).  A espiritualidade encerra-se com a reza do Santo Terço.
Ao final do terço, os participantes foram para um rápido café da manhã.
No retorno ao salão, o coordenador apresentou o Arcebispo de São Luiz, Dom José Belizário que fez uma bela saudação aos participantes e reflexão sobre a mensagem de Maria, do Livro de Gálatas 4, 4 (Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,) e da passagem de Lucas, referente a vida oculta, 12 anos, uma espiritualidade oculta de Nazaré – trabalho e oração. Dom Belizário encerrou a sua participação agradecendo a presença de todos, lembrando o esforço dos organizadores do Terço local na missão de revitalização do espaço – papódromo e a construção do Monumento do Terço dos Homens Mãe Rainha Três Vezes Admirável de schoenstatt, em São Luiz.
Outro bom momento de espiritualidade foi dado pelo padre Antônio José Oblato, com o tema – Sustentando a nossa fé e missão.
Dando prosseguimento ao encontro, o coordenador convidou representantes de Coordenações Diocesanas e Arquidiocesanas Regionais do Terço dos Homens além do  Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha –THMR e Superior dos Padres de schoenstatt – Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Vandemir Jozoe Meister e a Coordenação Nacional para uma breve apresentação. Todos representantes fizeram breve uso da palavra esperando bons resultados no encontro sob a proteção de Nossa Senhora.
O encontro contou ainda nos dois dias com a brilhante animação do músico Marcos Aurélio, da Diocese de Imperatriz.
Padre Clemilton, diretor espiritual do Terço dos Homens, abordou o tema: Por Maria, gerados para Deus, - destacou a importância do movimento do terço na ação evangelizadora e a consequente valorização dos sacramentos pelos homens na iniciação cristã.  Ao final da sua palestra, abriu-se tempo para breves perguntas.  Após as atividades da manhã, houve um intervalo para um delicioso almoço, generosamente servido pela Casa de Oração.
Sábado, das 14 às 18horas:
O retorno ao salão contou com mais uma boa animação de Marcos Aurélio, com cantos diversos e o hino do terço dos homens.
Em seguida, padre Vandemir abordou o tema: movimento de Schoenstatt – As razões de se falar de uma mesma Nossa Senhora. O padre falou sobre a estrutura atual da Secretaria Nacional e da Coordenação Nacional do THMR, lembrando a necessidade de uma ampla reestruturação desses setores em breve, para melhor adequação e dinamização das funções dos responsáveis por eles.  Em seguida foi apresentada pelo padre a Diretoria da Associação Nacional do THMR, onde os membros explicaram a origem e a necessidade do órgão para o funcionamento da Secretaria e da Coordenação nacionais do Terço dos Homens. Informaram ainda que o Estatuto da Associação será em breve reformulado, a partir da elaboração de um Regimento Interno. Perguntas e respostas foram feitas ao longo das apresentações.
Às 16:30, o coordenador encerrou às atividades do dia e convidou a todos para um breve lanche, lembrando a preparação para a Santa Missa das 17 horas.
A santa missa foi celebrada na Capela da Casa de Oração pelo padre Clemilton , concelebrada pelo Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha –THMR e Superior dos Padres de Schoenstatt – Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Vandemir Jozoe Meister e o Diácono José Ribamar Desterro, com partilha litúrgica e animação de membros do Terço dos Homens.
Após a Santa Missa, a Casa de Oração serviu um jantar e petiscos encerrando a noite num clima de muita fraternidade e descontração.
Obs. Foi dada continuidade a reunião entre Diocesanos (nordeste V) e o padre Vandemir.
Domingo, 22 – Encerramento
Às 07 horas, tem início na capela, da Casa de Oração, Encontros e Cursos– Oásis uma breve reza do terço e a oração do Ofício Divino das Comunidades – ODC, e a leitura do Evangelho de (João 18, 33-37) conduzido pelo Diácono Desterro, onde houveram várias partilhas, como: (O reino proposto por Jesus não se confunde com os modelos de reino que a sociedade propõe), contribuindo para um grande momento de silêncio em agradecimentos e intenções. Também foi lembrado o dia do leigo e da leiga: Os leigos são presença e fermento de transformação da sociedade.
 07:30, café da manhã.
Das 08 às 11:30, foram feitas exposições das diversas coordenações do Terço das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e pontoados aspectos positivos bem como as dificuldades de cada setor na execução de seus planejamentos. Padre Vandemir moderou boa parte das dificuldades das coordenações e pediu atenção dessas coordenações ao observarem as datas fortes do Terço dos homens (romaria a Aparecida, Encontros em Atibaia e Olinda) na organização dos respectivos calendários. Foram destacados:
1 - Pela coordenação regional do THMR de São Luiz, o andamento do projeto de revitalização do espaço destinado à construção do monumento terço dos Homens Mãe Rainha;
2 – Pela coordenação Arquidiocesana do THMR de Belém, o andamento, as orientações e expectativas para o Encontro Nacional do THMR em maio de 2016;
3 -  Pela coordenações regionais e Diocesanos do THMR do Norte, Nordeste foram apresentado várias atividades em suas regionais, encontros, fotos etc.....
A jornada encerrou-se com vários agradecimentos do coordenador Edmilson Aragão aos participantes de coordenações que também lhe retribuíram elogios à organização do evento e a acolhida na Casa de Oração Oásis e dos agradecimentos da coordenação nacional, na pessoa de Marcelo.
O VIII Encontro do THMR teve seu encerramento oficial com a realização da Santa Missa, celebrada pelo Assessor Espiritual do THMR padre Vandemir, auxiliado pelo Diácono Desterro e equipe litúrgica, e animação do terço dos homens. Ao final da celebração o padre Vandemir agradeceu a presença de todos e ao esforço da coordenação local em promover mais um abençoado evento. Foram registradas fotos dos participantes do evento.
Impressões / sugestões da Coordenação Centro Oeste:
1)    Um momento no segundo dia do Encontro somente para a coordenação regional, que irá promover o próximo encontro ou congresso, para fazer uma exposição da programação e da organização ;
2)    Incluir nos próximos eventos a exposição do Santíssimo com a benção (que pode ser antes das atividades);
3)    Intensificar no seio das coordenações a necessidade da conscientização, que o foco do Encontro é a espiritualidade, o diálogo e reflexões sobre a importante missão evangelizadora do Terço Homens e que não se trata de passeio ou lazer.
4)    Sugestões para atividades além do encontro: City Tur - uma tarde antes do inicio do encontro ou uma tarde depois do encontro  (visitas a museus, hospitais, orfanatos ou ações do Terço dos Homens local, como a obra de revitalização de projetos ou participação de missas na cidade.
Participantes pela coordenação Centro Oeste:
- José Feitosa de Carvalho – coordenador Centro Oeste;
- Antônio Pereira Santana –  membro integrante
Representantes de Terço de Paróquia
- Clebson José Sol, coordenador do THMR da Paróquia Santa Rita de Cassia
de Planaltina -DF,
- Joalmir Pereira Nery, membro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia Santa Rita de Cássia - Planaltina - DF.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º Encontro do Terço dos Homens

1º Encontro do Terço dos Homens Mãe em UNAÍ MG , com a participação da Secretária Regional do Terço dos Homens Mãe Rainha do Centro Oeste - CO. Neste encontro na Paróquia São Operário- Endereço : Rua Antônio Teixeira Campos, 346 - Novo Horizonte - Unaí. Total de homens 110. A coordenação do Terço dos Homens da Paróquia: José Nascimento da Silva, Alisson Francisco Fiusa, Eder Donizete Campos, Anderson Ribeiro de Souza e Simão Ribeiro da Silva juntamento com os Pe. José Ivan Lopes Pe. Ailton nos conduziu esta tarde de muita graça. A Secretária Regional do Centro Oeste representada por: José Feitosa de Carvalho; Manoel Raimundo Vieira Sousa, juntamente com outros amigos do Terço dos Homens Mãe Rainha de Brasilia: Maurício Alves de Lima (coordenador da Paróquia bom Jesus dos Migrantes de Sobradinho-DF), Antônio Ferreira dos Santos (coordenador da Paróquia Imaculado Coração de Maria - Capela São Francisco de Assis - Planaltina de Goiás), Adão Matias Antônio Ferreira ( Membro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia Divino Espírito Santo - Planaltina de Goiás), Tonico e José Maria membros do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Ceilândia e Walter de Morais - Paróquia Senhor Bom Jesus - Comunidade Santana e São Joaquim. A Secretária Regional coube de passar aos irmãos alí presente a vivência do Terço dos Homens, Homem escondido, homem socializado na paróquia e homens vinculados ao Terço dos Homens.