segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Diocese de Paracatú Minas Gerais

MEMÓRIA DE REUNIÃO

Entrega da Imagem da Mãe Rainha nas Paróquia Nossa senhora de Fátima - Comunidade São Sebastião em Paracatu MG em 20 de dezembro de 2015.









O Terço dos Homens Mãe Rainha da Comunidade São Sebastião em Paracatu MG, fez uma grande recepção para Mãe Rainha de Schoenstatt na Comunidade para receber a Imagem da Mãe Rainha para o Terço  dos Homens. Participaram os Homens que rezam um Terço todas as sexta-feira, as famílias dos homens , o Pe Fabricio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e pela coordenação Regional : Antônio Pereira Santa , José Feitosa de Carvalho e João Carlos membro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia São José Esposo de Maria de Sobradinho II.

Pela manhã a coordenação regional com os homens e famílias assistiram um vídeo de testemunhos e após o vídeo o coordenador , João Carlos e Antônio fezeram um bate papo com todos e após este momento, os homens da Comunidade deram vários testemunhos inclusive senhoras. Logo em seguida foi servido delicioso almoço, uma feijoada preparada pelas esposas dos homens que rezam o Terço dos Homens Mãe Rainha.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Primeiro Encontro Dioesano do Terço dos Homens Mãe Rainha na Diocese de Formosa em 29 de novembro de 2015

Primeiro Encontro Dioesano do Terço dos Homens Mãe Rainha na Diocese de Formosa em 29 de novembro de 2015


  A coordenação Regional Centro Oeste do TERÇO DO HOMENS MÃE RAINHA – CRTHMR, participou no dia 29 de novembro de 2015, das 08 às 16 horas, na casa de retiro de Nazaré, em Formosa – GO, do I Encontro Diocesano do Terço do Homens, cujo o Tema: Homens em Ordem de Batalha e Lema: Rezando o Terço somos mais que vencedores.
O Encontro contou com a participação de aproximadamente 600 homens do terço local e de lideranças do Terço de paróquias da Diocese – Setores I a IV, onde todos foram bem acolhidos naquela na casa e seguiram a programação abaixo:
08:30h à 9:00h     -   acolhida pelo Pe. Ary Ramos, assessor eclesiástico da Diocese para o terço dos homens, seguindo-se a um breve café da manhã, generosamente partilhado pelos setores.
09:00h à 9:15h     -  Animação – Muito bem apresentada pela banda/ministério Israel de Formosa, que estimulou e envolveu a participação de todos ao longo do dia.
09:30h à 10:00h    -  Reza do terço – mistérios por setores, os mistérios gloriosos comtemplados sob a condução da coordenação regional do Centro Oeste, Sr. José Feitosa de Carvalho.
Das 10:00h à 11:00h: Palestra -Terço dos Homens – prática religiosa na comunidade /perguntas. Realizada por Sr. José Feitosa de Carvalho, onde destacou a devoção ao rosário, que é grande sinal de predestinação. Afirmou também que todos aqueles que são devotos do rosário estão verdadeiramente predestinados à união com o filho de Maria e aqueles que aceitarem a graça, alcançarão uma intimidade com Jesus Cristo e Seu Espírito. A Santa Missa, o Pão Partilhado ao redor de uma mesa, produzem fatos importantes na vida das pessoas, das famílias e dos povos. São momentos de encontro, fraternidade e de comunhão. Também citou a passagem de (Is 55,1-3) "Venham matar a sede e comprar sem ter dinheiro, comer sem pagar, beber vinho e leite à vontade". Onde se acha na Comunidade uma forma de estar junto.
Destacou que oração “me dá paz. “A oração me ensina a usar minha vida para um grande proposito, a oração me protege, a oração aumenta minha capacidade de amar e de perdoar, a oração me preenche de esperança e a certeza que tudo vai dar certo”.
Ao fim da palestra, o padre Ary retomou a condução do Encontro e organizou a distribuição de três perguntas para partilha em grupos, conforme a cor da legenda “bolinha” colada no crachá.  As perguntas foram:
1)     O que mudou em minha vida e da minha família a partir do momento que passei a rezar o terço?
No geral, as respostas foram: “compreendi melhor a minha família e tornei-me mais amigo”.
2)      A partir da oração do terço me tornei melhor pessoa na minha igreja, na minha comunidade?
A maioria disse sim e que mais participativa.
3)     O terço ajudou a me tornar um homem em ordem de batalha na vida do mundo?
- A maioria disse que, com a Oração do terço, se tornou mais preparado para encarar os desafios.
Após a apresentação e partilha dos grupos – plenária -, padre Ary agradeceu a participação de todos naquele momento, fez alguns avisos e convidou todos para o almoço com a animação da banda de Israel.
Às 14 horas, os participantes retornaram ao plenário sob a animação da banda de Israel e a apresentação da programação da tarde pelo padre Ary, iniciando-se com um breve testemunho de um participante do Encontro.
ü   - 14 às 15 horas - Palestra do Seminarista Raifran que abordou o tema sobre o sacramento. Com muita sabedoria e simplicidade, o palestrante iniciou o encontro com uma oração, fez um histórico dos santos sacramentos, reavivando o compromisso do cristão com os sinais de cada sacramento em sua caminhada.
  Ao fim da palestra, o padre Ary retomou a condução do Encontro e aproveitou o momento para apresentar e passar a palavra ao bispo diocesano de Formosa, Dom José Ronaldo. Neste momento, Dom José Ronaldo, teve a sua participação no sentido da reafirmação da coordenação Diocesana nas pessoas do Pe. Ary Ramos Filho, assessor eclesiástico da Diocese para o terço dos homens, e do Sr. Leandro Menegatti, coordenador Diocesano. Destacou também a alegria de ver um verdadeiro cenáculo só de homens com Maria na Diocese de Formosa. Dom Ronaldo presenciou também a apresentação da partilha dos grupos, que foi conduzida pelo padre Ary, momento em que os grupos responderam às perguntas referentes à palestra da tarde:
1)    Como tem sido a minha participação na vida sacramental? (Eucaristia e confissão),
 - De um modo geral os grupos entenderam que precisam melhorar e compreender a importância dos sacramentos da iniciação cristã.
2)    Tenho me aprofundado no conhecimento dos sacramentos?
A maioria entendeu que tem conhecimento dos sacramentos, mas não leva a muito sério.
3)     Tenho sido fiel na participação da Santa Missa com a minha família?
 - Muitos tiveram dificuldades em apresentar a realidade de sua família pelas diversidades que o mundo oferece.
15:40h - 15:50 – Houve o retorno de Dom Ronaldo para um breve agradecimento a Deus e ao Padre Ary pela organização do I Encontro Diocesano e elogiou a participação dos terços das diversas comunidades que se fizeram presentes.
O encerramento do Encontro se deu com a celebração da Santa Missa, celebrada pelo Pe. Ary Ramos, auxiliada por ministros e equipe litúrgica. A liturgia da Santa Missa teve a participação de membros do Terço. Ao final da missa o padre Ary Ramos expressou sua gratidão ao Deus pela realização do evento com belas palavras, dizendo a todos que era um dia muito especial, por se tratar do primeiro Encontro Diocesano na Diocese do Terço dos Homens e do primeiro domingo de advento, destacando Lucas 21, 36 (Portando, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem) ” HOMENS EM ORDEM DE BATALHA”. Ele destacou a presença da coordenação regional bem como o trabalho do terço na comunidade, chamando os homens a participar das orações na suas Paróquias e comunidades, deu a bênção final e o envio, lembrando mais uma vez a sua devoção a Nossa Senhora. Em seguida todos os participantes fizeram fotos e uma breve confraternização e despedida.
Participantes da Coordenação Centro Oeste do THMR: José Feitosa de Carvalho, Antônio Pereira Santana.
Brasília, 29 de novembro de 2015









Memoria do VIII Encontro de Coordenadores Regionais , Arquidiocesanos e Diocesanos do THMR Norte, Nordeste e Centro Oeste , dias 21 e 22 de novembro de 2015 em São Luiz Maranhão.

Memoria do VIII Encontro de Coordenadores Regionais , Arquidiocesanos e Diocesanos do THMR Norte, Nordeste e Centro Oeste , dias 21 e 22 de novembro de 2015 em São Luiz Maranhão. Com Tema: Por Maria, gerados para Deus
Lema: Entre Eles estava Maria, a Mãe de Jesus (AT. 1 . 14)

 
Sábado, 21 – das 08 às 12:20
 A abertura e a condução dos trabalhos couberam à coordenação regional do THMR local, na pessoa do Sr. Edmilson Aragão que saudou a todos com boas vindas e apresentou a programação do evento, além de orientar aos participantes na utilização e acomodação do Retiro. Explicou ainda as razões do cancelamento do City Tur e as possíveis alterações na programação do encontro.
Após as saudações, o coordenador passou a palavra ao Diácono José Ribamar do Desterro que iniciou o encontro com uma breve espiritualização com o tema: Chamado de Jesus; e atitudes imprescindíveis diante do chamado de Cristo – referências aos textos: Efésios 4, 8, Mateus 10, 1, e Lucas 5, 27. - 1º - (Levi se levantou -  2º Levi deixou -  e 3º Levi seguiu Jesus). Reflexões sobre a missão dos apóstolos: Jesus é o enviado o Pai.
Textos colocados: (Marcos 3, 13 – 14, Jo 20, 21, Mateus 10, 40, João 5, 19 – 30).  A espiritualidade encerra-se com a reza do Santo Terço.
Ao final do terço, os participantes foram para um rápido café da manhã.
No retorno ao salão, o coordenador apresentou o Arcebispo de São Luiz, Dom José Belizário que fez uma bela saudação aos participantes e reflexão sobre a mensagem de Maria, do Livro de Gálatas 4, 4 (Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,) e da passagem de Lucas, referente a vida oculta, 12 anos, uma espiritualidade oculta de Nazaré – trabalho e oração. Dom Belizário encerrou a sua participação agradecendo a presença de todos, lembrando o esforço dos organizadores do Terço local na missão de revitalização do espaço – papódromo e a construção do Monumento do Terço dos Homens Mãe Rainha Três Vezes Admirável de schoenstatt, em São Luiz.
Outro bom momento de espiritualidade foi dado pelo padre Antônio José Oblato, com o tema – Sustentando a nossa fé e missão.
Dando prosseguimento ao encontro, o coordenador convidou representantes de Coordenações Diocesanas e Arquidiocesanas Regionais do Terço dos Homens além do  Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha –THMR e Superior dos Padres de schoenstatt – Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Vandemir Jozoe Meister e a Coordenação Nacional para uma breve apresentação. Todos representantes fizeram breve uso da palavra esperando bons resultados no encontro sob a proteção de Nossa Senhora.
O encontro contou ainda nos dois dias com a brilhante animação do músico Marcos Aurélio, da Diocese de Imperatriz.
Padre Clemilton, diretor espiritual do Terço dos Homens, abordou o tema: Por Maria, gerados para Deus, - destacou a importância do movimento do terço na ação evangelizadora e a consequente valorização dos sacramentos pelos homens na iniciação cristã.  Ao final da sua palestra, abriu-se tempo para breves perguntas.  Após as atividades da manhã, houve um intervalo para um delicioso almoço, generosamente servido pela Casa de Oração.
Sábado, das 14 às 18horas:
O retorno ao salão contou com mais uma boa animação de Marcos Aurélio, com cantos diversos e o hino do terço dos homens.
Em seguida, padre Vandemir abordou o tema: movimento de Schoenstatt – As razões de se falar de uma mesma Nossa Senhora. O padre falou sobre a estrutura atual da Secretaria Nacional e da Coordenação Nacional do THMR, lembrando a necessidade de uma ampla reestruturação desses setores em breve, para melhor adequação e dinamização das funções dos responsáveis por eles.  Em seguida foi apresentada pelo padre a Diretoria da Associação Nacional do THMR, onde os membros explicaram a origem e a necessidade do órgão para o funcionamento da Secretaria e da Coordenação nacionais do Terço dos Homens. Informaram ainda que o Estatuto da Associação será em breve reformulado, a partir da elaboração de um Regimento Interno. Perguntas e respostas foram feitas ao longo das apresentações.
Às 16:30, o coordenador encerrou às atividades do dia e convidou a todos para um breve lanche, lembrando a preparação para a Santa Missa das 17 horas.
A santa missa foi celebrada na Capela da Casa de Oração pelo padre Clemilton , concelebrada pelo Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha –THMR e Superior dos Padres de Schoenstatt – Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Vandemir Jozoe Meister e o Diácono José Ribamar Desterro, com partilha litúrgica e animação de membros do Terço dos Homens.
Após a Santa Missa, a Casa de Oração serviu um jantar e petiscos encerrando a noite num clima de muita fraternidade e descontração.
Obs. Foi dada continuidade a reunião entre Diocesanos (nordeste V) e o padre Vandemir.
Domingo, 22 – Encerramento
Às 07 horas, tem início na capela, da Casa de Oração, Encontros e Cursos– Oásis uma breve reza do terço e a oração do Ofício Divino das Comunidades – ODC, e a leitura do Evangelho de (João 18, 33-37) conduzido pelo Diácono Desterro, onde houveram várias partilhas, como: (O reino proposto por Jesus não se confunde com os modelos de reino que a sociedade propõe), contribuindo para um grande momento de silêncio em agradecimentos e intenções. Também foi lembrado o dia do leigo e da leiga: Os leigos são presença e fermento de transformação da sociedade.
 07:30, café da manhã.
Das 08 às 11:30, foram feitas exposições das diversas coordenações do Terço das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e pontoados aspectos positivos bem como as dificuldades de cada setor na execução de seus planejamentos. Padre Vandemir moderou boa parte das dificuldades das coordenações e pediu atenção dessas coordenações ao observarem as datas fortes do Terço dos homens (romaria a Aparecida, Encontros em Atibaia e Olinda) na organização dos respectivos calendários. Foram destacados:
1 - Pela coordenação regional do THMR de São Luiz, o andamento do projeto de revitalização do espaço destinado à construção do monumento terço dos Homens Mãe Rainha;
2 – Pela coordenação Arquidiocesana do THMR de Belém, o andamento, as orientações e expectativas para o Encontro Nacional do THMR em maio de 2016;
3 -  Pela coordenações regionais e Diocesanos do THMR do Norte, Nordeste foram apresentado várias atividades em suas regionais, encontros, fotos etc.....
A jornada encerrou-se com vários agradecimentos do coordenador Edmilson Aragão aos participantes de coordenações que também lhe retribuíram elogios à organização do evento e a acolhida na Casa de Oração Oásis e dos agradecimentos da coordenação nacional, na pessoa de Marcelo.
O VIII Encontro do THMR teve seu encerramento oficial com a realização da Santa Missa, celebrada pelo Assessor Espiritual do THMR padre Vandemir, auxiliado pelo Diácono Desterro e equipe litúrgica, e animação do terço dos homens. Ao final da celebração o padre Vandemir agradeceu a presença de todos e ao esforço da coordenação local em promover mais um abençoado evento. Foram registradas fotos dos participantes do evento.
Impressões / sugestões da Coordenação Centro Oeste:
1)    Um momento no segundo dia do Encontro somente para a coordenação regional, que irá promover o próximo encontro ou congresso, para fazer uma exposição da programação e da organização ;
2)    Incluir nos próximos eventos a exposição do Santíssimo com a benção (que pode ser antes das atividades);
3)    Intensificar no seio das coordenações a necessidade da conscientização, que o foco do Encontro é a espiritualidade, o diálogo e reflexões sobre a importante missão evangelizadora do Terço Homens e que não se trata de passeio ou lazer.
4)    Sugestões para atividades além do encontro: City Tur - uma tarde antes do inicio do encontro ou uma tarde depois do encontro  (visitas a museus, hospitais, orfanatos ou ações do Terço dos Homens local, como a obra de revitalização de projetos ou participação de missas na cidade.
Participantes pela coordenação Centro Oeste:
- José Feitosa de Carvalho – coordenador Centro Oeste;
- Antônio Pereira Santana –  membro integrante
Representantes de Terço de Paróquia
- Clebson José Sol, coordenador do THMR da Paróquia Santa Rita de Cassia
de Planaltina -DF,
- Joalmir Pereira Nery, membro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia Santa Rita de Cássia - Planaltina - DF.














domingo, 6 de dezembro de 2015

 
MEMÓRIA DE ENCONTRO

A coordenação Regional Centro Oeste do TERÇO DO HOMENS MÃE RAINHA – CRTHMR-CO, participou dia 15 de novembro de 2015, das 08 às 12 horas, na cidade Leopoldo de Bulhões -GO, com integrantes do Terço das cidades de Leopoldo bulhões, Guapó, Silvânia, uma formação “Te coroamos, Ò Maria.

 Nesta formação participaram, a coordenação regional, o Sr. José Feitosa de Carvalho e o membro da Coordenação Regional, Sebastião Crisóstomo de Souza Costa. Após a Santa Missa, as 8h celebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.







Coordenação Regional do Terço dos Homens Mãe Rainha – CRTHMR –CO
MEMÓRIA DE ENCONTRO
A coordenação Regional Centro Oeste do TERÇO DO HOMENS MÃE RAINHA – CRTHMR-CO, participou dia 08 de novembro de 2015, das 08 às 12 horas, em Luziânia-GO, com integrantes do Terço das cidades de Luziânia, Valparaíso 1 e Cidade Ocidental, da Santa Missa em ação de graças do Terço dos Homens da Diocese de Luziânia.
 Nesta Celebração, houve o Comunicado do Diretor Espiritual do Movimento do Terço dos Homens da Diocese, Diácono João Venino Filho, que oficializou na Diocese o Terço dos Homens Mãe Rainha. Pela coordenação Regional do Centro Oeste participaram do Encontro, Sr. José Feitosa de Carvalho e o membro da Coordenação Regional, Sebastião Crisóstomo de Souza Costa. Após a Santa Missa, realizou-se uma Assembleia, convocada pelo Diretor Espiritual, Diácono João Venino Filho, com a presença de 21 homens das paróquias:  São Francisco de Assis e Sagrado Coração de Jesus - Valparaiso 1, e Santo Antônio - Cidade Ocidental, para eleição da coordenação Diocesana do Terço dos Homens Mãe Rainha.
No primeiro momento da Assembleia, o Diácono João conduziu a abertura, realizando a invocação do Espírito Santo e logo em seguida passando a palavra à coordenação regional que fez uma breve exposição da organização do terço dos Homens a nível nacional, diocesano e paroquial, lembrando ainda a importância das formações para o crescimento das lideranças. Também apresentou a Diretriz nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha.
O Sr. Feitosa pediu aos presentes que não tivessem medo de assumir a missão de coordenação na Diocese de Luziânia, como discípulo missionário nas atitudes de alteridade e gratuidade, expressões do Amor, paz, reconciliação e fraternidade, que configuram a vida à de Jesus Cristo (2Cor 8,9) e que veio, para servir e dar a vida em resgate por muitos (Mt 20,28).
No segundo momento o Diácono João, explicou a estrutura da Diocese, foranias 1, Forania 2, Forania 3, Forania 4 e Forania 5, somando no total de 33 paróquias. E também pediu ao Terço dos Homens Mãe Rainha que sejam uma Igreja em saída, de verdadeiros discípulos missionários com vínculo efetivo e afetivo com a Comunidade dos que descobriram fascínio pelo mesmo Senhor. “Ide” sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados chegar às encruzilhadas para convidar os excluídos. Como Papa Francisco afirma: “prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a Comunidade de se agarrar às próprias segurança”.
No terceiro momento, o Diácono João fez um convite a Francisco Alves Pinheiro, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da Forania 2 – Valparaíso 1 – GO para assumir a coordenação Diocesana para o biênio 2016 / 2017, que de pronto aceitou o chamado. Ele tomou a liberdade de chamar o Sr. Alexandre A. Soares, da mesma Paróquia para a função de Vice coordenador, que também atendeu ao chamado para essa missão. O Diácono João fez um convite ao Carlos Henrique Barbosa, da Paróquia Santo Antônio - cidade de Ocidental - Forania 2, como 2º Vice coordenador, que também de pronto disse o “sim”. Ficando os cargos de Secretários e Relações Públicas para serem ocupados no andamento dos trabalhos.
Às 12 horas foi encerrada a assembleia.

1º Encontro do Terço dos Homens

1º Encontro do Terço dos Homens Mãe em UNAÍ MG , com a participação da Secretária Regional do Terço dos Homens Mãe Rainha do Centro Oeste - CO. Neste encontro na Paróquia São Operário- Endereço : Rua Antônio Teixeira Campos, 346 - Novo Horizonte - Unaí. Total de homens 110. A coordenação do Terço dos Homens da Paróquia: José Nascimento da Silva, Alisson Francisco Fiusa, Eder Donizete Campos, Anderson Ribeiro de Souza e Simão Ribeiro da Silva juntamento com os Pe. José Ivan Lopes Pe. Ailton nos conduziu esta tarde de muita graça. A Secretária Regional do Centro Oeste representada por: José Feitosa de Carvalho; Manoel Raimundo Vieira Sousa, juntamente com outros amigos do Terço dos Homens Mãe Rainha de Brasilia: Maurício Alves de Lima (coordenador da Paróquia bom Jesus dos Migrantes de Sobradinho-DF), Antônio Ferreira dos Santos (coordenador da Paróquia Imaculado Coração de Maria - Capela São Francisco de Assis - Planaltina de Goiás), Adão Matias Antônio Ferreira ( Membro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Paróquia Divino Espírito Santo - Planaltina de Goiás), Tonico e José Maria membros do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Ceilândia e Walter de Morais - Paróquia Senhor Bom Jesus - Comunidade Santana e São Joaquim. A Secretária Regional coube de passar aos irmãos alí presente a vivência do Terço dos Homens, Homem escondido, homem socializado na paróquia e homens vinculados ao Terço dos Homens.